quinta-feira, 3 de junho de 2010

Perigos do estacionamento...

Na Praia do Rei, uma das muitas situadas entre a Costa da Caparica e a Fonte da Telha, há um parque de estacionamento pago, gerido pela ECALMA, EM. O acesso ao referido parque faz-se através de um único caminho, de terra, que vem da estrada Costa - Fonte da Telha e que é estreito para tanto tráfego no período de Verão. Este acesso, nos dias feriados, sábados e domingos, é invadido por toda a gente que quer evitar o pagamento do estacionamento no parque pago (€1,20 / dia ou € 0,40/ hora) e estaciona arbitràriamente dos dois lados do referido caminho, tornando o acesso ao referido parque e às praias seguintes um verdadeiro caos.
Em 16 de Junho de 2009, enviei um e-mail à empresa municipal acima referida dando conta da situação e dizendo, entre outras coisas o seguinte:
Por outro lado, ainda, seria de todo conveniente - exclusivamente por razões de segurança - que os acessos ao parque estivessem libertos de estacionamento caótico e indescrimindado de ambos os lados das vias.
Se, longe vá o agoiro, houver um acidente grave ( um incêndio, por exemplo ) em que sejam necessários o acesso rápido de meios de socorro como bombeiros ou outros, ocorrerá, por certo, uma TRAGÉDIA DANTESCA.

...mas, espero, façam sentir às autoridades responsáveis pelo trânsito a necessidade de, ràpidamente, estabelecerem regras para disciplinar tal caos.

Claro que, até hoje, nada foi rigorosamente feito, como ainda esta manhã pude constatar. Continua tudo como dantes... Vem aí outro Verão.
Será necessário que ocorra mesmo um grave acidente para depois, à boa maneira portuguesa, virmos todos chorar babo e ranho...
Será que as autoridades competentes já se aperceberam da verdadeira situação? Certamente, não!

1 comentário:

  1. Pelo que descreve, é impossível não terem dado conta da situação. Mas será preciso algo que "abane" para tomarem atitudes. Já para não falar que deveria partir das pessoas que aí deixam os carros não o fazerem, mas isso, se calhar já é pedir demais.
    Há uns tempos, numa estação de serviço, em que todos os lugares estavam vagos, vem um carro e para justamente no lugar reservado para deficientes. Não havia problema, todos os outros lugares estavam livres, mas tinha que parar naquele! Acho que são hábitos difíceis de perder.

    ResponderEliminar