sábado, 13 de novembro de 2010

Uma tirada de 'Mestre'

A consciência de um larápio

Contaram-me, há pouco, esta verdade que, não fora a credibilidade que me merece quem a contou, poderia parecer uma história da Carochinha.
Há tempos, durante um assalto a uma dependência bancária, algures no Algarve, os larápios além do dinheiro que tinham tirado doBanco, pediram aos circunstantes para largarem também todo o que tinham. Um dos circunstantes, um homem das profundezas rurais algarvias, acercou-se de um dos larárpios e disse-lhe:
- Por favor, tenha dó, este dinheiro que ia depositar é tudo o que tenho. Na me roube, por favor.
Não é que o larápio pegou no dinheiro do velhote, acercou-se do Caixa (que, coitado, estava apavorado) e disse-lhe:
- Tome lá. Fique lá com este dinheiro e carimbe o talão de depósito ao velhote que provará que ele fez o depósito. De seguida, dê para cá a 'guita'.

E assim, um larápio consciente, não roubou o velhote.

7 comentários:

  1. Não acredito que gostas de ¨Out of Africa¨ Entre dois amores foi o título que recebeu no Brasil. Um dos meus filmes favoritos.

    Agora... já ¨E o vento levou...¨ detesto. Diferencio-me e muito da personagem Scarlet, enquanto ela ficou naquela lamúria reclamando da pobreza eu já teria plantado meia fazenda.

    Beijo e bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Benvinda, Carolina.
    Podes não acreditar, mas gosto. Começou por gostar do livro. Em Portugal chamou-se: "África Minha".
    Respeito, muito, a Tua opinião sobre Scarlett. Também há que ter em atenção que é uma história já bastante velha... Naquele tempo, quase nada, como muito bem sabes, era permitido às mulheres. Enfim, histórias de outros tempos...
    Um beijo e boa tarde.

    ResponderEliminar
  3. António,

    Gosto muito dos comentários que deixas no blog principalmente quando levas a um outro... com letras de música me delicio. As vezes fico sem o que dizer, foi o que aconteceu neste último... sem palavras.

    Um beijo meu.

    ResponderEliminar
  4. Aonde está o ser vulgar... ainda não o vi.

    ResponderEliminar
  5. António,

    A distância e a ausência da comunicação não verbal são limitadores da comunicação. Outro ponto importante é a cultura e a língua portuguesa com as suas particularidades em cada país.

    Tenho estado física e mentalmente muito cansada...

    Mas vamos lá... (gosto do joguinho... muito)

    Ela responde:

    Se continua é porque gostas de brincar
    e quem está na chuva é para se molhar.
    Se molhados estamos porque
    chove, chove e chove...
    Precisamos (ambos) se cuidar.

    Beijos.

    * tinha postado no Café com Canela não sei se lestes.

    ResponderEliminar
  6. António quero te dizer que acho a vida as vezes muito dura e imagino que estes dias sejam difíceis para ti, mas tembém quero dizer que és importante para mim e o que escreves gosto muito. Deixo para ti o meu carinho e minha gratidão pos suas palavras e presença no Café com Canela. Beijos queridos.

    ResponderEliminar
  7. Na verdade, Carolina, não são fáceis. Por muito que não se queira... lá vêm as lembranças. Que hei-de fazer se não agradecer do fundo do meu coração o teu carinho. Ainda bem que gostas do que escrevo. Só que, por falta de tempo e de vontade (às vezes), escrevo bem pouco. Mil beijinhos.

    ResponderEliminar