quinta-feira, 13 de março de 2014

Um poeta e um poema por dia - VIII

Hoje, Jorge de Sena

"Amo-te Muito, Meu Amor, e TantoAmo-te muito, meu amor, e tanto 
que, ao ter-te, amo-te mais, e mais ainda 
depois de ter-te, meu amor. Não finda 
com o próprio amor o amor do teu encanto. 

Que encanto é o teu? Se continua enquanto 
sofro a traição dos que, viscosos, prendem, 
por uma paz da guerra a que se vendem, 
a pura liberdade do meu canto, 

um cântico da terra e do seu povo, 
nesta invenção da humanidade inteira 
que a cada instante há que inventar de novo, 

tão quase é coisa ou sucessão que passa... 
Que encanto é o teu? Deitado à tua beira, 
sei que se rasga, eterno, o véu da Graça." 

Jorge de Sena, in “Poesia, Vol. I”
 

4 comentários:

  1. Muito bonito este soneto de Jorge de Sena, António! Como que um Cântico de amor eterno.
    A uma mulher? À Pátria que tanto amou e o desiludiu, a ponto de ter de a abandonar ?
    Que encanto será esse, que faz amar mais e mais ainda depois de amar?
    Inventar de novo a humanidade...Fiquei a matutar nisso e gostei!

    Como escreveu Florbela Espanca...Ser Poeta é ser mais alto, é ser maior...
    para morder, como quem beija, é preciso nascer com esse dom.

    Isto já sou eu a divagar!:)

    Buenas noches...un beso y un abrazo.
    Janita.

    :)

    ResponderEliminar
  2. Pelo que sei Janita, teve de abandonar a Pátria mas, ao contrário de tantos, nunca a renegou. Era um enorme Poeta mas um Homem ainda maior.
    Gute Nacht! Ein kuss und eine Umarmung.
    António

    ResponderEliminar
  3. Despedidas em alemão? Assim não vale, António.
    Nem em holandês, russo ou chinês! O poliglota é o António, não eu!:(

    Quer praticar o seu alemão? Vá ao blog da Emantejoca, uma portuguesa a residir em Düsseldorf, e ficarão ambos encantados! Principalmente, ela! Digo eu!...

    Auf Wiedersehen.

    PS. Estive, nas férias de 2011, em Munique, e foi só o que aprendi, ou pouco mais...

    ResponderEliminar
  4. Janita, foi apenas uma bincadeira. Também não sou poliglota mas, fui quase obrigado a aprender alemão. Trabalhava numa empresa alemã e quem não soubesse alguma coisa de alemão, não progredia. Quanto à Ematejoca, deve querer é Português. Alemão tem com fartura, digo eu.
    Boa noite. Um beijo e um abraço.

    ResponderEliminar