terça-feira, 1 de abril de 2014



No dia de hoje - dizem que das mentiras - este soneto:


"Mentiras
"Ai quem me dera uma feliz mentira
que fosse uma verdade para mim!"

J. Dantas
Tu julgas que eu não sei que tu me mentes
Quando o teu doce olhar pousa no meu?
Pois julgas que eu não sei o que tu sentes?
Qual a imagem que alberga o peito meu?
Ai, se o sei, meu amor! Em bem distingo
O bom sonho da feroz realidade…
Não palpita d´amor, um coração
Que anda vogando em ondas de saudade!
Embora mintas bem, não te acredito;
Perpassa nos teus olhos desleais
O gelo do teu peito de granito…
Mas finjo-me enganada, meu encanto,
Que um engano feliz vale bem mais
Que um desengano que nos custa tanto!"
Florbela Espanca - in "A mensageira das violetas"

2 comentários:

  1. Sei que o dia das mentiras já passou, mas só agora tive oportunidade de cá vir, António!
    Já pensei se não teria cedido novamente à tentação da preguiça!

    Gosto muito da maior parte da poesia de Florbela Espanca, embora, nem toda me agrade.
    Este soneto é muito interessante, mas não concordo com quase tudo.
    É que eu sou daquelas pessoas que preferem uma verdade que doa, do que uma mentira piedosa.

    O soneto 'Eu' gosto muito, mas mais do dois tercetos, estes:

    "Sou aquela que passa e ninguém vê...
    Sou a que chamam triste sem o ser...
    Sou a que chora sem saber porquê...

    Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
    Alguém que veio ao mundo pra me ver,
    E que nunca na vida me encontrou!"

    Acho que tem muito a ver comigo!

    Um beijo e que tudo esteja bem consigo.
    Janita

    (Já estou a dever umas boas horas à cama)

    ResponderEliminar
  2. Janita, eu também prefiro uma verdade por mais dura que seja... mentira, mais tarde ou cedo, revela-se. Como dizia o outro: 'mais depressa se apanha um mentiroso, que um coxo". Ainda não fui atingido pela preguiça, embora estes dias cheios de chuva a ela convidem. No entanto, está tudo bem.
    Espero que já tenha pago a dívida à cama.
    um beijo,
    António

    ResponderEliminar