sexta-feira, 21 de março de 2014

Um poeta e um poema por dia - XVI

Hoje, Ruy Belo

Elogio da Amada


Ei-la que vem ubérrima numerosa escolhida 
secreta cheia de pensamentos isenta de cuidados 
Vem sentada na nova primavera 
cercada de sorrisos no regaço lírios 
olhos feitos de sombra de vento e de momento 
alheia a estes dias que eu nunca consigo 
Morde-lhe o tempo na face as raízes do riso 
começa para além dela a ser longe 
A amada é bem a infância que vem ter comigo 
Há pássaros antigos nos límpidos caminhos 
e mortes como antes nunca mais 
Ei-la já que se estende ampla como uma pátria 
no limiar da nossa indiferença 
Os nossos átrios são para os seus pés solitários 
Já todos nós esquecemos a casa dos pais 
ela enche de dias as nossas mãos vazias 
A dor é nela até que deus começa 
eu bem lhe sinto o calcanhar do amor 
Que importa sermos de uma só manhã e não haver em volta 
árvore mais açoitada pelos diversos ventos? 
Que importa partirmos num desmoronar de poentes? 
Mais triste mesmo a vida onde outros passarão 
multiplicando-lhe a ausência que importa 
se onde pomos os pés é primavera? 


Ruy Belo, in "Aquele Grande Rio Eufrates"

4 comentários:

  1. Ruy Belo elogia a infância amada, certamente, e, com tristeza, 'embarrilei' logo de início com a palavra "ubérrima"! Lamento mas, não conheço o significado nem me apetece ir ver no dicionário ( para onde me manda os sinónimos do word).
    Sei que nem toda a poesia é para ser entendida, mais para ser sentida. Lá sentir eu sinto, mas como tenho este péssimo defeito de entender tudo, e este poema parece-se muito com a prosa do Saramago, vou sublinhar a parte que me calou mais fundo:
    "Que importa partirmos num desmoronar de poentes?
    -----------
    -----------
    Se onde pomos os pés é Primavera?"

    Um beijo, um abraço e uma boa noite!

    Janita.

    ResponderEliminar
  2. Nem sei que dizer-lhe, Janita...
    Boa noite. Um beijo,
    António

    ResponderEliminar
  3. Ubérrima, como deveria ter suposto, é o adjectivo superlativo de úbere...logo está bem de ver o que é!!
    Agora já entendi a qual amada Ruy Belo dirige o elogio!

    Desta é que me despeço de vez!

    Até amanhã!
    :)

    ResponderEliminar